segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Blogs na Educação

Blogs na Educação

O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o dia-a-dia de professores e estudantes que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir idéias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. "É uma ferramenta que auxilia os professores em suas atividades em sala, além de permitir uma maior exposição de seus conhecimentos para o público".
Além disso, o blog em sala de aula representa para o professor , uma vitória pessoal, já que torna o trabalho mais atraente. "A motivação dos alunos é também a do professor. As aulas cada vez mais dinâmicas fazem com que eles participem e que o professor fique mais motivado". E ainda, tem o lado prático do ambiente virtual que também facilita, e muito, o trabalho do professor e que, por isso, também desperta o seu interesse em aprender e dominar novas tecnologias.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Atividade do Curso Linux

Software Livre e Software Proprietário

Software Livre


È todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e modificado sem nenhuma restrição. É distribuído livremente e com a disponibilização de seu código-fonte. Na realidade, o software livre nada mais é do que o programa em que o código fonte está disponível para que o usuário possa alterá-lo com o fim de adequá-lo às suas necessidades e seus interesses. Em outras palavras, qualquer um pode acessar e alterar a área em que estão registradas as informações que fazem o programa funcionar, o chamado código fonte, por isso, ele é considerado aberto e livre.
Alguns exemplos de softwares livres são o Linux, o ambiente gráfico KDE, o copilador GCC, o servidor web Apache, o Open Ofice.org e o navegador web Firefox entre outros.




Software Proprietário

Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações. Ou seja é um produto de comercialização com o seu código fechado.
Alguns dos mais conhecidos softwares proprietários são o Microsoft Windows, o RealPlayer, o Adobe Software Proprietário
Photoshop, o Mac OS, o WinZip, algumas versões do UNIX, entre outros.

Tecnologia na escola

TECNOLOGIA E MIDIAS NA ESCOLA As transformações tecnológicas ocorrida nos últimos tempos provocaram mudanças muito profundas no cotidiano, criando novos hábitos, sedimentando novas culturas. A informática, as telecomunicações, a mídia facilitaram a vida, aproximaram as distancias, acelerando o ritmo dos acontecimentos. Hoje não é possível pensar o mundo sem os computadores e as tecnologias da informação e da comunicação. As tecnologias da informação e da comunicação estão presentes em nossa casa em quase tudo de que nos utilizamos, portanto, não podem mais ser ignorados pela escola e por nós profissionais como instrumentos, nem mesmo como instrumentos de trabalho administrativo da rotina escolar. Mesmo rodeados de várias tecnologias, avião, celular, computador, câmera digital, internet, rádio, televisão e outros, cada vez mais novas tecnologias surgem para facilitar a vida das pessoas, estão à disposição de todos. Mas infelizmente apesar de tantos recursos tecnológicos, muitos profissionais da Educação não estão preparados para usarem esta tecnologia. Ainda há resistência em inovar e enriquecer suas aulas utilizando esses meios, pois aquilo que é novo sempre assusta e requerer mudanças de pensamentos e comportamentos. Até pouco tempo as tecnologias na Educação eram sonho, hoje muitas escolas têm televisão a cabo, DVD, projetor, computador, internet e outros, o professor é desafiado a acompanhar a evolução tecnológica, talvez por isso ainda haja resistência. Utilizamos pouco dessas novas tecnologias na educação, principalmente em sala de aula. O que acontece é que muito se fala em tecnologia e no seu uso, mas pouco se dá resposta de como usá-las, para que não se torne algo meramente “decorativo”, muitos criticam o uso indevido, mas como seria utilizar a tecnologia do jeito certo? Colocar na sala de aula de forma educativa e criativa os lançamentos tecnológicos, para entrar no mundo em que as crianças, jovens e adultos estão tornando o aprendizado mais interessante e prazeroso para educador e para o educando. Portanto, é de suprema importância que o professor conheça os recursos tecnológicos disponíveis, que podem ser aplicados em todas as áreas do ensino, e a Internet está como um suporte, tanto para professor como para aluno, além, é claro, de possibilitar um trabalho cooperativo, colaborativo e interativo, em todos os setores educacionais.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

APRESENTAÇAO

Olá!! Sou Neovilde Cossa Nicolli, professora de Ciências e Química, efetiva na EEB Emilia B.L. Schmidt, tambem trabalho a tres anos como coordenadora do Programa Escola Aberta. Tenho uma família maravilhosa, que amo muito. Vejo em cada aluno a imagem de um filho e tento fazer o melhor para ajudá-los a perceber a importância do conhecimento para o futuro. Por este motivo é que continuo me aperfeiçoando, e acredito que conhecer as tecnologias nos auxilia a melhorar nossa prática em sala de aula. Um abraço. Até o próximo encontro.